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CFC e contadores lideram campanha “Amor Declarado” para estimular doações via imposto de renda
CFC e contadores lideram campanha “Amor Declarado” para estimular doações via imposto de renda
Simples gestos de carinho, empatia e solidariedade podem transformar a vida de quem menos se espera. Ou melhor, podem mudar a história de milhares de pessoas. Nesse sentido, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) não mede esforços para liderar a campanha “Amor Declarado – Lute por essa Causa”. A iniciativa estimula os contribuintes sobre a possibilidade de destinação de parte do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para fundos solidários. A ação também mobiliza profissionais de contabilidade a orientarem seus clientes sobre esse legítimo ato de amor.
A Amor Declarado promove a doação para os Fundos da Criança e do Adolescente (FDCA) e os Fundos da Pessoa Idosa (FPI). Dessa forma, qualquer pessoa que declara imposto pode optar por dois modelos de contribuição: destinar 6% o ano inteiro ou 3% para cada fundo na Declaração de Ajuste Anual (DAA). Segundo o coordenador da Comissão CFC Voluntário, conselheiro Manoel Júnior, a classe contábil está se debruçando sobre essa causa com muita responsabilidade. “Seguimos trabalhando a todo o vapor na conscientização da sociedade. Quanto mais arrecadações, maiores serão os benefícios às crianças, jovens e idosos”, explicou.
A Comissão CFC Voluntário, que lançou a campanha no dia 18 de março de 2025, reforça o fato de não haver necessidade de pagar absolutamente nada por isso, tampouco preocupações com a malha fina, por conta da destinação. “A classe contábil tem uma arma muito forte nas mãos para ajudar o próximo. É simples, quem tem imposto a restituir ou a pagar, poderá doar”, garantiu Manoel. Para o presidente do CFC, Aécio Dantas, a atuação dos profissionais da classe contábil é de extrema importância na transparência do processo. “Nossa batalha é para que todos os contadores do País possam levar essa mensagem e desmistificar, de uma vez por todas, que essas doações podem ocasionar uma malha fina. Esse ato é, na verdade, uma ação legal e nobre, que deve ser valorizada”, afirmou Aécio. Números e perspectivas
A destinação feita a partir do pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) em 2024 somou mais de R$ 359 milhões. Desse total, 59,2% foram direcionados para o FDCA e 40,8%, para o FPI. Para esse ano, há uma perspectiva de a campanha arrecadar valores ainda maiores do que o ano passado. “Temos inúmeros motivos para trabalhar por essa causa”, concluiu Manoel Jr. Os recursos do FDCA e FPI são utilizados para uma variedade de iniciativas, incluindo a criação de centros de convivência, oferta de serviços de saúde especializados, promoção de atividades de lazer e implementação de medidas de proteção contra o abandono e a violência. Esses programas são
essenciais para garantir que os idosos tenham acesso aos cuidados e à assistência necessária para viver com dignidade e autonomia. Quimono da solidariedade
Este ano, o Sistema CFC/CRCs escolheu o judoca brasileiro, Flávio Canto, para promover a campanha “Amor Declarado”. O atleta também é diretor do Instituto Reação, uma organização não governamental que fomenta o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio do esporte e da educação, especialmente o judô. “Convido todos os brasileiros e brasileiras a vestirem esse quimono de solidariedade e entrar nessa luta. Não custa nada a mais, mas vale muito para quem precisa.”, disse o judoca.
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