Supremo suspendeu processos e busca unificar entendimento sobre fraudes em contratos de prestação de serviços
Área do Cliente
Notícia
Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo: conheça a história da contadora Ynis Ferreira
A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, busca aumentar a compreensão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de promover a inclusão social para uma participação igualitária na sociedade
Nesta quarta-feira (2), os cartões-postais de todo o planeta se iluminam de azul em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, busca aumentar a compreensão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de promover a inclusão social para uma participação igualitária na sociedade. Em 2025, o tema é “Informação gera empatia, empatia gera respeito”, com a hashtag #RESPECTRO nas redes sociais.
Mas e no mercado de trabalho, como será que essas pessoas são acolhidas? Em um cenário cada vez mais atento à inclusão e à diversidade, histórias de superação e talento se destacam como exemplos inspiradores. Na Contabilidade, há exemplos de sucesso profissional e acadêmico, inspirando dedicação, luta e – principalmente – trajetórias de sucesso.
É o caso de Ynis Ferreira, uma profissional autista que conquistou seu espaço na Contabilidade, desafiando estereótipos e provando que o espectro autista não é um obstáculo para o sucesso. Com um olhar meticuloso para os números e uma capacidade analítica excepcional, Ynis tem se destacado pela precisão e dedicação em seu trabalho, seja atuando nas práticas contábeis ou em sala de aula – enquanto professora.
“O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é complexo, multifacetado e diverso. Dessa forma, ele tem impactos pelo menos nas interações sociais, na dificuldade de comunicação, nos interesses restritos e nos movimentos estereotipados. Eu tive meu diagnóstico na vida adulta e foi muito complexo, pois há uma ideia de que o TEA é mais prevalente nos indivíduos do sexo masculino. Assim, a maioria dos testes de diagnóstico eram voltados as características masculinas”, recorda.
Ynis entende que há a necessidade de mais diálogo sobre a inclusão e acessibilidade na Contabilidade, exatamente para que todos possam ter as mesmas oportunidades. “Durante a minha vida eu sofri preconceito e discriminação. Os meus rótulos sempre foram a explosiva, a ignorante, a que é ‘8 ou 80’, antissocial, cheia de manias e que quer tudo do seu jeito”, lamenta.
Filhos
Além dos desafios da vida profissional diante do TEA, Ynis conta que tem dois filhos que também são autistas. “Quando meu primeiro filho nasceu, eu vi minha vida de cabeça para baixo. Eu lembro que quando eu soube do diagnóstico fiquei desesperada, e ao andar com ele nos braços, eu chorei. Minha outra filha também foi diagnosticada com o autismo. Por tudo isso, a vida da nossa família exige rotina estabelecida. Regras como dia de jogar, dia de ler livros, dia de assistir filmes… Tudo tem que ser cronometrado. Nós temos os lugares na mesa, o copo e o tipo de tecido. A gente evita mudanças abruptas pois isso melhora nossa qualidade de vida pois evita casos de ansiedade e depressão. A quebra de rotina afeta a todos nós” explica a contadora.
Para dar conta de tantas peculiaridades, Ynis conta que necessita de auxílio. “O autismo é um ‘combo’ e geralmente não vem só. Então nós todos temos TDAH [Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade] também. Faço terapia e procuro buscar uma rede de apoio, mesmo assim não consigo fazer tudo. Me cobro muito, isso causa ansiedade e depressão. Eu estou aprendendo que as vezes errar é humano, mas às vezes acho que estou num oceano nadando e nunca chega o outro lado”, compara.
Currículo de respeito
Além de atuar como contadora, Ynis coordena a Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRCPA) e integra a Comissão de Inclusão e Diversidade do CFC. Ela também é professora do Programa de Pós-graduação em Educação Especial e Inclusão Socioeducacional da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e do Programa de Pós-graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia da UFPA. Possui doutorado em Administração e é Mestre em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia.
Sua atuação na defesa e na luta pela inclusão e acessibilidade é intensa. Ynis integra o Acessar - Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia da UFRA, onde também é presidente da Comissão de Inclusão e Acessibilidade.
Seu currículo inclui a coordenadoria do Cipó - Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo, Inovação e Inclusão das Amazônias, a atuação como pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gestão Social e Desenvolvimento Local, pesquisadora do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Meio Ambiente da Universidade de São Paulo e membro do Coletivo Contábil de inclusão e Diversidade.
Notícias Técnicas
Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) enviado ao Congresso combina responsabilidade fiscal com valorização do salário mínimo e busca ancorar expectativas em uma trajetória econômica estável
Adiamento visa proporcionar transição mais adequada para empregadores e trabalhadores.
Taxas operaram em direção contrária ao dos rendimentos dos títulos de dívida dos EUA
Novo modelo de renegociação de dívidas dos estados busca gerar desenvolvimento social com responsabilidade fiscal
Notícias Empresariais
Saiba como funcionam os dias de descanso entre 19 e 21 de abril, quem pode aproveitar e quais são as regras trabalhistas para cada tipo de escala
Igor Calvet aponta que garantir investimentos no país é uma das tarefas do momento
RH estratégico é chave para consolidar governança corporativa alinhada à inovação, ESG e transformação digital
Mercado reage a sinais de que gigantes da indústria de semicondutores, como ASML e Nvidia, estão sendo afetados pelos efeitos da guerra comercial deflagrada pela política tarifária do governo Trump
Em 14 anos de existência, o Programa teve 1.163 empresas candidatas, 920 avaliações e 260 premiações pela Controladoria, o que gerou diversos reconhecimentos internacionais
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.