Fiscalização do CFC e do CRCDF atua em caso de vagas de concurso público para contador sem exigência de registro
Área do Cliente
Notícia
O que torna uma empresa amada – e por que outras afastam talentos?
Os segredos das empresas mais desejadas: como cultura organizacional, liderança e experiência do colaborador impactam na retenção e atração de talentos.
Em um mercado onde a disputa por talentos se tornou tão estratégica quanto a disputa por clientes, algumas empresas se destacam como lugares desejados para trabalhar, enquanto outras enfrentam altos índices de turnover e dificuldades para atrair profissionais qualificados.
Mas o que, de fato, faz essa diferença? Salário e benefícios são importantes, mas não explicam tudo. Se fossem os únicos fatores determinantes, não veríamos empresas perdendo talentos para concorrentes que oferecem remunerações semelhantes – ou até menores. A verdadeira vantagem competitiva está na experiência proporcionada ao talento, tanto no processo seletivo quanto ao longo de sua trajetória na empresa.
Muitas companhias ainda enxergam o employer branding apenas como uma estratégia de atração de talentos, focada em campanhas de recrutamento, sem considerar seus diferenciais além de salários e benefícios. É nesse ponto que um trabalho estruturado de EVP (Employee Value Proposition) faz toda a diferença, ajudando a construir uma narrativa autêntica e condizente com a realidade da empresa. Entender os atributos da sua marca empregadora e como eles se refletem no dia a dia dos colaboradores é essencial para gerar engajamento e retenção.
O que faz uma empresa ser amada?
Na pesquisa Loved Companies 2024, ouvimos 865 profissionais de diferentes setores e identificamos os três principais fatores que tornam uma empresa mais desejada para se trabalhar:
- Clima organizacional positivo (18%)
- Transparência na comunicação (16%)
- Autonomia no trabalho (12%)
Além disso, a pesquisa revelou o impacto direto da liderança na retenção de talentos. A transparência na comunicação (16%) e a valorização e reconhecimento (10%) estão entre os principais fatores que contribuem para a satisfação dos colaboradores, reforçando a importância de uma gestão que escuta, envolve e valoriza seus profissionais.
Isso nos leva a uma reflexão: quantas empresas realmente preparam seus líderes para serem embaixadores da marca empregadora? Não basta que o CEO tenha um discurso inspirador sobre como é trabalhar na empresa. Se a liderança direta não reflete a cultura da organização em suas decisões e práticas diárias, a experiência do colaborador será negativa – e, pior, sem credibilidade.
O líder precisa ser o primeiro defensor da marca empregadora. Se ele não vivencia e pratica os valores da empresa, nenhuma estratégia de comunicação será capaz de convencer os funcionários de que aquela cultura é genuína.
O que afasta talentos?
Outro dado relevante da pesquisa mostra que os principais motivos para a saída dos profissionais vão além da remuneração. Os três fatores mais citados como motivadores de pedidos de demissão foram:
- Remuneração insatisfatória (45%)
- Falta de plano de carreira (30%)
- Sobrecarga de trabalho (15%)
Isso evidencia que a retenção de talentos é mais uma questão de estratégia organizacional do que simplesmente uma questão salarial. Empresas que não estruturam trajetórias de crescimento e valorização profissional correm o risco de perder seus melhores talentos para organizações que oferecem um ambiente mais saudável, transparente e estruturado.
Esse fator se torna ainda mais relevante no contexto atual, em que a inteligência artificial e a automação estão remodelando o futuro do trabalho. Os colaboradores estão mais exigentes e atentos a como as empresas investem em seu desenvolvimento e adaptam suas estratégias para a nova realidade do mercado.
Empresas amadas constroem experiências, não apenas promessas
As empresas mais admiradas do ranking Loved Companies 2024, como Natura, Vale e Grupo Boticário, não chegaram ao topo por acaso. Elas constroem estratégias contínuas para fortalecer sua cultura organizacional, garantindo que a experiência interna seja tão estruturada e positiva quanto a percepção externa da marca empregadora.
Afinal, não basta criar histórias – é preciso que os talentos as vivam de verdade.
A pergunta que fica é: sua empresa está apenas construindo uma marca superficial ou realmente criando uma cultura autêntica, capaz de reter e engajar talentos?
Notícias Técnicas
A nova regra entra em vigor no dia 1º de maio de 2025, e formaliza um novo Termo de Adesão, que pode ser firmado por órgãos e entidades que não integram o Poder Executivo Federal
Ação tem o objetivo de viabilizar a realização das reavaliações e das revisões de benefícios previdenciários e assistenciais
Em todo país, pagamento beneficiará 34,2 milhões de pessoas. Calendário vai de 24 de abril a 8 de maio
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados debate na quarta-feira (23) uma possível alteração na Lei do Imposto de Renda, visando oferecer o modelo de “splitting familiar”.
Notícias Empresariais
A equipe econômica prevê que 2027 será um ano difícil para o orçamento; fim da exclusão dos precatórios da meta fiscal é um dos principais fatores de pressão
3ª turma entendeu que regra de impenhorabilidade pode ser relativizada diante das circunstâncias do caso concreto
Especialistas ouvidos pelo g1 dizem que chineses já queriam novos mercados antes das tarifas de Donald Trump. Indústria nacional precisa de investimentos pois ainda não consegue competir em termos de tecnologia e produtividade.
Da ameaça de inundação de produtos chineses à abertura de novos mercados, o Brasil pode ganhar com a chacoalhada mundial desencadeada pela guerra comercial que opõe seus dois maiores parceiros comercias, mas também há ameaças. Governo evita confronto direto e tenta compensar os possíveis prejuízos com abertura de novas frentes de negócio
Saiba como funcionam os dias de descanso entre 19 e 21 de abril, quem pode aproveitar e quais são as regras trabalhistas para cada tipo de escala
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.