Instituto também dá instruções de como pedir estorno dos valores e realizar denúncia
Área do Cliente
Notícia
Ministério da Fazenda assina carta de intenção com Agência Francesa de Desenvolvimento
Parceria visa criar ferramenta para análise e monitoramento de políticas de transformação produtiva e social focadas em transição ambientalmente justa
O Ministério da Fazenda (MF) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) assinaram na terça-feira (18/6) uma carta de intenção que marca o início da construção de um arcabouço para análise de impacto e monitoramento de políticas de transformação produtiva e social, com ênfase em uma transição ambientalmente justa. O objetivo é desenvolver o Gemmes-Brasil, uma ferramenta inovadora destinada a identificar projetos de transição com maior potencial de geração de empregos de qualidade e aumento da resiliência macroeconômica do Brasil.
O Gemmes (General Monetary and Multisectoral Macrodynamics for the Ecological Shift), desenvolvido pela AFD, é uma iniciativa voltada para a implementação e monitoramento de políticas climáticas e de transformação ecológica em países em desenvolvimento. Esse modelo destaca-se pela capacidade de compreender simultaneamente os impactos setoriais e ambientais, além de analisar os efeitos macroeconômicos, como inflação, impacto fiscal e desemprego. O Gemmes-Brasil será uma adaptação desse modelo para atender às especificidades do cenário brasileiro, auxiliando o Governo Federal na implementação do Plano de Transformação Ecológica.
O desenvolvimento do Gemmes-Brasil envolverá uma colaboração estreita entre técnicos brasileiros e franceses, promovendo uma troca de conhecimentos que beneficiará ambos os países. A ferramenta permitirá uma análise integrada dos impactos das políticas, facilitando a identificação de oportunidades para otimização de recursos e maximização de benefícios sociais e econômicos.
A assinatura desta carta de intenção ocorre durante uma série de encontros estratégicos em Paris, na França entre os dias 15 e 19 de junho. Durante a visita, foram realizadas reuniões com diversas autoridades francesas e instituições relevantes, discutindo temas essenciais para a cooperação bilateral e o avanço das políticas de transformação ecológica.
“A AFD tem muita tradição em modelagem macroeconômica, então eles podem nos ajudar a entender como que as mudanças estruturais causadas pelos esforços de política pública gerados em função do Plano de Transformação Ecológica impactam nos indicadores econômicos, como, por exemplo, o PIB, a geração de emprego, os impactos fiscais e até mesmo efeitos secundários a partir disso, com os impactos no câmbio e como isso pode eventualmente afetar a nossa balança comercial”, disse a diretora da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda, Carolina Grottera.
O modelo Gemmes já demonstrou sua eficácia em diversos países, como Colômbia, Marrocos, Tunísia e Vietnã, estando em fase de desenvolvimento em outros, como México, África do Sul e Índia. “A gente está muito contente de expandir a nossa cooperação com a AFD porque ela já existe em outros campos, como na bioeconomia e no financiamento público, com o Banco da Amazônia. Agora a gente está tendo a oportunidade de expandir essa cooperação para uma frente mais de planejamento econômico de longo prazo e que eu acho que vai ser muito frutífera para ambos os países.”, explicou Carolina.
Esta iniciativa está alinhada com os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil em acordos climáticos e de desenvolvimento sustentável, refletindo uma postura proativa e responsável frente aos desafios ambientais e sociais do século XXI. Com o suporte técnico e a experiência da AFD, a expectativa é que o país consiga avançar na implementação de políticas eficazes de transformação ecológica, contribuindo para um futuro mais sustentável e resiliente.
Notícias Técnicas
Golpistas sofisticam suas estratégias para tentar dar credibilidade a mensagens falsas e enganar os contribuintes
“A reforma tributária vai muito além do IBS e CBS”. Essas e outras temáticas foram debatidas por grandes nomes do mercado durante o evento Tax is Cool
Grupo de trabalho do CNJ elabora proposta para unificar julgamentos dos novos tributos, visando eficiência e segurança jurídica
A nova regra entra em vigor no dia 1º de maio de 2025, e formaliza um novo Termo de Adesão, que pode ser firmado por órgãos e entidades que não integram o Poder Executivo Federal
Notícias Empresariais
Entre os temas está a importância da modernização do sistema financeiro, destacando a evolução do Pix e inovações do sistema de pagamento
Empresas que investem em saúde mental fortalecem o engajamento e reduzem a rotatividade, criando um ambiente mais sustentável para talentos e negócios.
Avaliações foram feitas pela Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos (SMA) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPO)
Nesta quinta-feira, 24, o INSS começa a repassar aos aposentados e pensionistas os pagamentos da primeira parcela de antecipação do 13º salário
Afirmação reduziu os temores de que a independência do banco central americano esteja ameaçada
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.