Fiscalização do CFC e do CRCDF atua em caso de vagas de concurso público para contador sem exigência de registro
Área do Cliente
Notícia
Ministro Alexandre Ramos discute revisão da legislação de portos com representantes de sindicatos
O ministro integra uma comissão criada pela Câmara dos Deputados para tratar do tema
O ministro Alexandre Ramos, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), reuniu-se nesta quarta-feira (8) com representantes de sindicatos de portuários para discutir a revisão da legislação de portos, que está em andamento na Câmara dos Deputados. O ministro integra a Comissão de Juristas para Revisão Legal para Exploração de Portos e Instalações Portuárias criada pela Câmara dos Deputados e está à frente da subcomissão sobre Relações de Trabalho e Qualificação da Mão de Obra no Sistema Portuário.
Lei dos Portos
A reunião teve como pauta questões relacionadas aos portos, reconhecidos como um dos principais desafios para o desenvolvimento econômico do país. Entre os problemas identificados estão os altos custos e a baixa eficiência nas operações portuárias.
A Lei dos Portos (Lei 12.815/2013), que estabeleceu um novo marco regulatório para agilizar as transações e modernizar o setor portuário, introduziu inovações, como critérios de julgamento em licitações de arrendamentos, flexibilidade na criação de portos privados e uma abordagem mais alinhada à concessão desse serviço público. Além disso, a minirreforma de 2020 permitiu a contratação de trabalhadores portuários avulsos por meio de aplicativos e considerou o setor como serviço essencial.
Representatividade
Miro Machado, presidente do Sintraport e vice-presidente da Federação Nacional dos Portuários (FNP), expressou preocupações sobre a composição da comissão responsável pela revisão da legislação. Ele enfatizou a importância de uma comissão imparcial e disse que a atual formação poderia não refletir os interesses dos trabalhadores portuários de forma equitativa. “Entendemos que essa legislação precisa se manter”, afirmou. “Mas, se for necessário mudar, esperamos uma discussão ampla, para que todos os lados sejam ouvidos e o equilíbrio seja mantido”.
Auxílio do Poder Judiciário
Por sua vez, o ministro ressaltou a participação do Judiciário em comissões parlamentares e destacou a contribuição do TST na elaboração de leis mais adequadas e que atendam ao interesse nacional. “O Congresso elabora as leis, o Executivo executa as leis e o Judiciário normalmente faz o controle de legalidade dessas leis”, explicou. “Por isso, consegue com muita propriedade identificar eventuais problemas e pode contribuir, como tem feito em várias comissões, para superá-los”.
Composição da comissão
O ministro também assinalou que a composição da comissão é definida pela Câmara dos Deputados e que a participação das partes interessadas será garantida no momento adequado, durante o debate legislativo, quando for apresentada uma proposta de Projeto de Lei, designado um relator e aberto o debate amplo de todas representações. “A Câmara é o local de fato para que todos possam contribuir com as suas visões e defender os seus interesses”, afirmou.
Diálogo
A reunião foi parte de um processo contínuo de diálogo e colaboração entre os diversos atores envolvidos na revisão da legislação portuária, visando encontrar soluções equilibradas que promovam o desenvolvimento do setor e garantam os direitos e interesses dos trabalhadores.
Notícias Técnicas
A nova regra entra em vigor no dia 1º de maio de 2025, e formaliza um novo Termo de Adesão, que pode ser firmado por órgãos e entidades que não integram o Poder Executivo Federal
Ação tem o objetivo de viabilizar a realização das reavaliações e das revisões de benefícios previdenciários e assistenciais
Em todo país, pagamento beneficiará 34,2 milhões de pessoas. Calendário vai de 24 de abril a 8 de maio
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados debate na quarta-feira (23) uma possível alteração na Lei do Imposto de Renda, visando oferecer o modelo de “splitting familiar”.
Notícias Empresariais
A equipe econômica prevê que 2027 será um ano difícil para o orçamento; fim da exclusão dos precatórios da meta fiscal é um dos principais fatores de pressão
3ª turma entendeu que regra de impenhorabilidade pode ser relativizada diante das circunstâncias do caso concreto
Especialistas ouvidos pelo g1 dizem que chineses já queriam novos mercados antes das tarifas de Donald Trump. Indústria nacional precisa de investimentos pois ainda não consegue competir em termos de tecnologia e produtividade.
Da ameaça de inundação de produtos chineses à abertura de novos mercados, o Brasil pode ganhar com a chacoalhada mundial desencadeada pela guerra comercial que opõe seus dois maiores parceiros comercias, mas também há ameaças. Governo evita confronto direto e tenta compensar os possíveis prejuízos com abertura de novas frentes de negócio
Saiba como funcionam os dias de descanso entre 19 e 21 de abril, quem pode aproveitar e quais são as regras trabalhistas para cada tipo de escala
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.