Com o debate sobre novas regras no PAT, empresas de benefícios precisam inovar e expandir suas soluções para fortalecer a experiência do colaborador
Área do Cliente
Notícia
Consumidor sem medo é o melhor presente para os empresários
Para Sergio Dinov (foto), presidente da Puket, atualmente é necessário transformar produtos em "objetos de desejo", na tentativa de driblar os temores gerados pela recessão
Como recuperar a confiança do consumidor? Essa é a pergunta que ronda a mente de Sergio Dinov, presidente da Puket, rede varejista de pijamas, meias e acessórios. E a solução prática para essa indagação seria o melhor presente que o executivo poderia ganhar no Dia do Comerciante, comemorado sábado passado (16/07).
“Hoje, vivemos uma desconfiança causada pela incerteza política e econômica do país”, afirma Dinov. “Isso faz com que o consumidor fique acuado e não consuma.”
E o brasileiro tem motivos para ficar temeroso. Em abril, a taxa dedesemprego chegou a 11,2%. O valor médio real recebido pelo trabalhador também teve retração, uma queda de 4,3% em comparação com o mesmo período de 2015.
Nas palavras do executivo, o humor do consumidor pode começar a melhorar a partir de agora, desde que a nova equipe econômica do Governo apresente medidas que permitam a retomada do crescimento.
“Seria o melhor presente para todos os empresários“, diz Dinov, que comanda uma empresa com mais de 160 lojas e 1.500 funcionários.
Na Puket, a estratégia adotada é buscar melhoria e diferenciação nos produtos – e fazer com que o consumidor tenha desejo pelas peças multicoloridas da marca. Parece que está dando certo. Em 2015, as receitas cresceram 9% -- a Puket não revela o valor de faturamento.
A empresa também está se internacionalizando. Há operações na Angola, Colômbia, Bolívia, Panamá, Qatar e Dubai. Nos próximos meses, serão inauguradas lojas na Coreia do Sul e na Arábia Saudita. O foco é não depender apenas do mercado interno.
“Não podemos ficar de braços cruzados esperando as soluções para a crise”, afirma Dinov. “Pois, quando elas vierem, serão para todos, inclusive para os nossos concorrentes.”
UMA CESTA DE PROBLEMAS NO VAREJO DE VESTUÁRIO
E quais têm sido os efeitos da crise no varejo de vestuário? Inúmeras. A queda no volume de vendas tem feito os varejistas recorrem a esforços promocionais para atrair o consumidor.
Ao reduzir os preços, a margem encolhe. Paralelamente, devido à inflação, os custos operacionais, reajustes salariais e de contratos com fornecedores corroem ainda mais o lucro.
Outro problema é a concorrência desleal causada pelo mercado informal. Parte dos profissionais que foram demitidos e não conseguiram recolocação no mercado de trabalho estão migrando, por necessidade, para a informalidade.
“Nos grandes centros urbanos é visível o aumento de camelôs, sacoleiros e vendedores ambulantes”, diz afirma Edmundo Lima, diretor executivo da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abvtex).
No início de junho, por exemplo, a Receita Federal apreendeu 210 toneladas de produtos falsificados no bairro do Brás, um dos maiores polos de varejo popular de São Paulo. De acordo com estimativas da Receita, o valor dos produtos chegaria a R$ 70.000 milhões.
O RETORNO DA ESPERANÇA
De acordo com Lima, os empresários do setor estão mais otimistas com o segundo semestre do ano – período em que as vendas aumentam devido à chegada da coleção verão e em função de datas comemorativas, como Dias dos Pais, Dia das Crianças e Natal.
No entanto, o período requer alguns cuidados. Ao lançar uma nova coleção, é importante que as peças não tenham apelo de moda muito marcante.
“O consumidor está comprando menos e com menor frequência”, diz Lima. “Então, ele deseja roupas que sejam duráveis, tanto na qualidade quanto no estilo, para que ele possa usar em diferentes ocasiões, como lazer e trabalho”.
Há também uma recente migração de consumidores para marcas e lojas de categorias inferiores as que estavam acostumados. Por exemplo, clientes de alta renda, que faziam compras fora do país e frequentavam lojas de luxo, estão aos poucos experimentando lojas focadas em atender a classe média.
“O importante é surpreender positivamente esse novo cliente com uma experiência de compra que gere fidelização”, afirma Lima.
Notícias Técnicas
Veja mudanças da Nota Técnica NFe 2025.002 e como preparar seu sistema
Plataforma criada para modernizar e facilitar o acesso aos serviços da Receita Federal está em constante evolução com a incorporação de novas funcionalidades
Descubra as mudanças no desenquadramento do MEI com a nova atualização do sistema Simei. Flexibilidade aumentada!
O Comitê Permanente para CP CASP do CFC se reuniu nos dias 23 e 24 de abril na sede do Conselho, e teve como principal pauta a revisão das IPSAS
Notícias Empresariais
Entenda as regras sobre o descanso no 1º de maio e saiba quando a compensação é necessária
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira, 28, que o Benefício de Prestação Continuada (BPC) se tornou um problema orçamentário
O presidente do Banco Central considera que o peso do cenário em que as tarifas deslocariam a curva de oferta perdeu força
Bolsa sobe 0,2% e continua no maior nível desde setembro
A missão de encontrar os futuros líderes de uma organização nunca foi tão desafiadora para os departamentos de Recursos Humanos
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.