Ajuste Sinief padroniza a guarda dos arquivos “XML” com efeitos a partir de 1° de maio
Área do Cliente
Notícia
Glossário do empreendedor: o que é holding?
Saiba mais sobre termo usado para designar sociedades constituídas para controlar outras empresas
Ao acompanhar notícias sobre fusões e aquisições, é comum ouvir que uma companhia passou a integrar uma holding.
Um caso recente foi a criação da Alphabet, holding que reúne as empresas que o Google criou ou adquiriu nos últimos anos, como Google Ventures, gestora de seed capital para startups, e a Calico, que atua no setor de biotecnologia para combater doenças relacionadas a velhice.
No Brasil, são chamadas de holdings sociedades constituídas para exercer o controle de outras empresas.
“São organizações que detêm participação acionária ou administram ativos e bens de outras companhias”, afirma Felipe Rocha, advogado sócio do escritório Godke Silva & Rocha.
O termo vem do inglês “to hold”, que significa segurar, controlar ou manter. Saiba mais sobre a expressão.
VANTAGENS
As holdings são usadas para organizar a gestão operacional efinanceira das empresas que controla para obter eficiência.
A holding pode, por exemplo, manter áreas administrativas e de suporte, como Recursos Humanos e TI, que são compartilhadas pelas empresas sob seu domínio. Neste caso, a vantagem é as empresas do grupo concentrarem esforços em sua área de atuação principal.
Em 2012, com a fusão da Sadia com a Perdigão, que resultou na criação da holding Brasil Foods S.A (hoje BRF), foi emitido um comunicado que afirmava que o principal objetivo da incorporação era buscar a racionalização de atividades, redução de custos administrativos e operacionais e o aumento da produtividade.
Outra função da holding é reunir e redistribuir recursos de forma estratégica. Uma empresa com potencial de crescimento, mas que ainda não gera receita o suficiente para se expandir, pode ser subsidiada por uma empresa já consolidada do mesmo grupo.
CUIDADOS
Em uma holding com estrutura complexa formada por vários empresas, o controlador pode não acompanhar de perto a operação das diversas unidades de negócio.
Uma das consequências é a empresa de nível mais baixo não receber recursos e atenção suficientes – o que pode atrasar o seu desenvolvimento.
Gestores de holding ausentes também podem ser ludibriados por funcionários de subsidiárias que desejar obter vantagens indevidas por meio de corrupção.
Nos dois casos, boas práticas de governança corporativa ecompliance amenizam os riscos.
Outro problema pode acontecer em holdings com departamentos compartilhados. Dependendo da interpretação do auditor da Receita Federal, pode ser exigido o pagamento de impostos sobre os serviços prestados entre as empresas.
“Esse tipo de cobrança é indevida e pode ser revertida judicialmente”, afirma Rocha. “No entanto, pode acontecer caso o empreendedor não tome medidas jurídicas previamente.”
HOLDING PATRIMONIAL
Há um formato de holding que tem como objetivo organizar e concentrar ativos financeiros, imóveis e outros bens de uma família.
A holding patrimonial facilita oplanejamento sucessório, pode reduzir o pagamento de tributos e dar agilidade ao processo de transmissão de herança.
Na prática, também pode evitar atritos entre parentes. Por exemplo, três irmãos recebem dez imóveis como herança. Em vez de disputar a propriedades com maior rendimento de aluguel, é recomendado que a família converta os imóveis em ativos de uma holding.
Os irmão, então, ganham cotas de participação na holding e o rendimento do aluguel se torna dividendo, que são divididos entre os herdeiros.
Notícias Técnicas
Apesar do prazo legal de 60 dias, pedidos de restituição no Simples Nacional podem levar anos; contador tem papel essencial no processo.
Nova funcionalidade do PGMEI facilita o pagamento de débitos passados e futuros, poupando tempo e simplificando a rotina do microempreendedor
Mais do que uma exigência legal, a NR-1 é um espelho da cultura organizacional. Quando líderes e RH atuam juntos, o cuidado deixa de ser protocolo e se transforma em valor estratégico.
Alguns fatores podem inserir o MEI a prestar contas à Receita Federal
Notícias Empresariais
Em entrevista coletiva sobre prioridades regulatórias da autarquia, Gomes ponderou que essa revisão não tem ligação com nenhum acontecimento conjuntural
Investidores avaliam o embate comercial à medida que Washington suaviza a retórica tarifária
A partir desta sexta-feira, 25, é possível solicitar empréstimos com o modelo de crédito consignado CLT através das plataformas dos próprios bancos
Presidente dos EUA ainda acrescentou que espera ter uma lista completa de acordos anunciados nas próximas três a quatro semanas
Entre os temas está a importância da modernização do sistema financeiro, destacando a evolução do Pix e inovações do sistema de pagamento
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.