Instituto também dá instruções de como pedir estorno dos valores e realizar denúncia
Área do Cliente
Notícia
Medida prevê que medidores de consumo sejam fornecidos gratuitamente
Os medidores de consumo de água e energia elétrica devem ser fornecidos pelas concessionárias gratuitamente.
Os medidores de consumo de água e energia elétricadevem ser fornecidos pelas concessionárias gratuitamente. Ao menos é o que propõe um projeto aprovado na última semana pela Comissão de Minas e Energia, da Câmara dos Deputados.
De acordo com o Projeto de Lei 6834/06, do deputado Betinho Rosado (PFL-RN), as concessionárias de serviços públicos deverão oferecer e instalar medidores de consumo gratuitamente, inclusive em condomínios.
A proposta ainda será analisada pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público e pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Condomínios
Segundo a medida, as empresas deverão instalar medidores individuais em condomínios. Para o relator da proposta na comissão, deputado Átila Lira (PSB-PI), o ponto positivo do projeto é que ele facilita a individualização da conta de água, já inserida no valor do condomínio.
"Nos condomínios antigos, os moradores geralmente são obrigados pela concessionária de serviço público a arcar com os custos de aquisição e instalação dos novos medidores de vazão, para, em seguida, doá-los à concessionária", afirmou Lira, de acordo com a Agência Câmara.
Outra proposta referente a esse assunto tramita no Senado. Ela determina a individualização dos hidrômetros em condomínios. O projeto já havia sido aprovada pela Câmara no ano passado.
Energia elétrica rural
Para Rosado, autor da medida, o objetivo é proibir a cobrança pela instalação dos aparelhos de medição do consumo de energia elétrica rural pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Atualmente, existem leis municipais e estaduais que prevêem a instalação gratuita dos medidores, embora nem sempre gratuita.
Notícias Técnicas
Golpistas sofisticam suas estratégias para tentar dar credibilidade a mensagens falsas e enganar os contribuintes
“A reforma tributária vai muito além do IBS e CBS”. Essas e outras temáticas foram debatidas por grandes nomes do mercado durante o evento Tax is Cool
Grupo de trabalho do CNJ elabora proposta para unificar julgamentos dos novos tributos, visando eficiência e segurança jurídica
A nova regra entra em vigor no dia 1º de maio de 2025, e formaliza um novo Termo de Adesão, que pode ser firmado por órgãos e entidades que não integram o Poder Executivo Federal
Notícias Empresariais
Entre os temas está a importância da modernização do sistema financeiro, destacando a evolução do Pix e inovações do sistema de pagamento
Empresas que investem em saúde mental fortalecem o engajamento e reduzem a rotatividade, criando um ambiente mais sustentável para talentos e negócios.
Avaliações foram feitas pela Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos (SMA) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPO)
Nesta quinta-feira, 24, o INSS começa a repassar aos aposentados e pensionistas os pagamentos da primeira parcela de antecipação do 13º salário
Afirmação reduziu os temores de que a independência do banco central americano esteja ameaçada
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.