Instituto também dá instruções de como pedir estorno dos valores e realizar denúncia
Área do Cliente
Notícia
Tarifa de ônibus sobe mais que inflação nas grandes cidades
Ônibus sobe mais que inflação em 77% das grandes cidades
A tarifa de ônibus sofreu reajuste acima da inflação nos últimos quatro anos em 77% das capitais ou cidades do país com mais de 500 mil habitantes.
O quadro afeta tanto a mobilidade de pobres como de ricos -já que a tarifa cara estimula a opção por carros e motos e agrava os congestionamentos.
O levantamento sobre a elevação da passagem é baseado em dados colhidos pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) em 43 grandes municípios brasileiros de junho de 2005 a julho de 2009.
Em 33 deles, a alta da tarifa nesse intervalo superou os 20,16% do IPCA -índice oficial de inflação aferido pelo IBGE.
Na semana passada, a Câmara aprovou um projeto que visa reduzir as tarifas em 20% -por conceder isenção de tributos federais (como PIS e Cofins) sobre a receita de serviços de transporte coletivo e sobre a aquisição de insumos (óleo diesel, carrocerias e pneus, por exemplo). A proposta seguirá para votação do Senado.
O relator, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), diz que, para ter direito ao regime especial de tributação, Estados e municípios precisarão eliminar ou pelo menos reduzir impostos (como ISS e ICMS) e implantar um sistema de bilhete único ou de transporte integrado.
Técnicos citam a elevação dos insumos dos ônibus nos últimos anos como um dos fatores de impacto na tarifa.
Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho, do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), verificou aumento real de 72% do diesel de dez anos para cá.
Diante da recuperação econômica dos mais pobres, houve também prefeituras que reajustaram a tarifa básica, mas expandiram alguns benefícios.
Campinas, por exemplo, copiou a capital paulista e implantou um bilhete único integrado, com baldeações gratuitas no intervalo de uma hora.
Goiânia, que teve a elevação recorde de 50% entre as capitais, afirma ter optado por uma renovação drástica da frota.
Especialistas estimam que mais de 20% do custo da passagem nos centros urbanos já esteja ligado aos ônibus que ficam engarrafados no trânsito.
O resultado é que os congestionamentos aumentam, os custos sobem, a tarifa alta estimula a fuga dos passageiros, que migram para os carros e agravam a lentidão nas vias.
Situação semelhante ocorre com a demanda do transporte: os ônibus ficam mais caros, levando à perda de usuários e, assim, novo aumento dos custos.
O engenheiro e sociólogo Eduardo Alcântara Vasconcellos avalia que os reajustes da passagem já deixaram de ter forte repercussão eleitoral.
Cita que, como 40% das viagens hoje são com vale-transporte (ou seja, quem banca são os empregadores), as principais vítimas do aumento da tarifa são os trabalhadores do setor informal -que não têm poder de mobilização por sindicatos.
"O vale-transporte esvazia a tensão política, retira os impactos explosivos do reajuste. O prefeito fica menos preocupado ao dar um aumento", diz.
Notícias Técnicas
Golpistas sofisticam suas estratégias para tentar dar credibilidade a mensagens falsas e enganar os contribuintes
“A reforma tributária vai muito além do IBS e CBS”. Essas e outras temáticas foram debatidas por grandes nomes do mercado durante o evento Tax is Cool
Grupo de trabalho do CNJ elabora proposta para unificar julgamentos dos novos tributos, visando eficiência e segurança jurídica
A nova regra entra em vigor no dia 1º de maio de 2025, e formaliza um novo Termo de Adesão, que pode ser firmado por órgãos e entidades que não integram o Poder Executivo Federal
Notícias Empresariais
Entre os temas está a importância da modernização do sistema financeiro, destacando a evolução do Pix e inovações do sistema de pagamento
Empresas que investem em saúde mental fortalecem o engajamento e reduzem a rotatividade, criando um ambiente mais sustentável para talentos e negócios.
Avaliações foram feitas pela Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos (SMA) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPO)
Nesta quinta-feira, 24, o INSS começa a repassar aos aposentados e pensionistas os pagamentos da primeira parcela de antecipação do 13º salário
Afirmação reduziu os temores de que a independência do banco central americano esteja ameaçada
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.